sábado, abril 30, 2011

Tradição dos Ovos na Páscoa

O ovo simboliza o nascimento e a vida que retorna. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos enfeitados e coloridos começou na Antiguidade, onde eram verdadeiras obras de arte.
Os egípcios e persas costumavam pintá-los com as cores primaveris e ofereciam-nos aos amigos.
Os persas acreditavam que a Terra tinha surgido de um ovo gigante.
Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usá-los coloridos na Páscoa.
Em alguns países europeus, eram pintados e representavam a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, escreviam-se mensagens e datas. Na Alemanha, eram dados às crianças como presentes na Páscoa. Na Arménia decoravam-se com retratos de Cristo, da Virgem Maria e de outras imagens religiosas. No século XIX, já eram presentes populares, mas ainda não eram comestíveis. Actualmente, as crianças encontram ovos de chocolate ou "ninhos" cheios de doces nas mesas da manhã de Páscoa.
Em alguns países, as crianças saem na manhã de Páscoa pela casa ou pelo quintal em busca dos ovos escondidos. Nalguns lugares, são escondidos em lugares públicos e as crianças da comunidade são convidadas a encontrá-los.







Tradição do coelho na Páscoa

         A tradição do Coelhinho da Páscoa foi trazida para a América pelos imigrantes alemães, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.

No Antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade consideravam o coelho como o símbolo da Lua, portanto, é possível que ele tenha se tornado símbolo pascoal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa. O certo é que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução, e geram grandes ninhadas, e a Páscoa marca a ressurreição, vida nova, tanto entre os judeus quanto entre os cristãos.
   Existe também a lenda de que uma mulher pobre coloriu alguns ovos de galinha e os escondeu, para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram os ovos, um coelho passou correndo. Espalhou-se, então, a história de que o coelho é que havia trazido os ovos.



Cartaz da Páscoa

O cartaz que elaborámos com duas curiosiades sobre a Pàscoa

Páscoa - preparação

A seguir ao Carnaval temos a Páscoa que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.
Decidimos fazer um embrulho para as amêndoas e um pequeno cartaz com uma história sobre algumas tradições da Páscoa.
A D Regina a preparar os embrulhos da Páscoa


Bem vindos à nossa casa!

Somos uma casa de repouso, de ambiente familiar, onde gostamos de receber e cuidar, das pessoas que precisam de pouco ou muito apoio. Estamos disponíveis para receber pessoas em curtas ou longas permanências, para recuperações, ou mesmo, durante as férias dos cuidadores.
A nossa casa - Senior Residence Santa Teresinha - antigo hotel Morais, está localizada num ponto estratégico da vila da Ericeira, proporcionando aos seus residentes a mais-valia de estar no centro da vila, perto de comércio e serviços, assim como das praias e da zona pedonal, sem necessidade de acesso a transportes.
Temos um serviço personalizado, com apoio médico e de enfermagem, psicologia, animação sócio-cultural e ginástica de grupo. Temos disponíveis quartos individuais ou duplos, com casas de banho privativas, alguns deles com uma vista privilegiada de mar, e alguns quartos especiais, outrora considerados suites, com terraços maravilhosos.
Decidimos criar este espaço para fazer chegar até vós as nossas notícias e os nossos trabalhos. Esperamos que gostem e surpreendam-nos com as vossas intervenções e sugestões!!

ACTIVIDADES A DECORRER:

Animação: 3ª a Sábado das 14h às 19h
Ginástica de Grupo: 2ª e 5ª feiras das 11h30 às 12h30
Psicologia Clínica: 3ª e 5ª feiras das 10h às 13h

Onde estamos

Rua Doutor Miguel Bombarda 3
2655-308 ERICEIRA

Contacto telefónico: 261 860 100
Fax: 261 860 108

About

Flickr

Blogroll

Blogger templates

Popular Posts

About Me

A minha foto
O nosso edifício é distribuido por 6 pisos, dos quais 4 são zona de residência e os outros 2 de serviços e lazer. No R/C podemos encontrar diversas salas de estar e a sala de refeições comum. No piso -1, com acesso ao jardim e à piscina, temos uma sala ampla polivalente onde se realizam diversas actividades (entre elas a animação), como também temos o gabinete médico e espaço de apoio de enfermagem. No que respeita a apoio nas actividades instrumentais da vida quotidiana, temos a operar uma lavandaria e damos acompanhamento ao exterior para aquisição de bens e serviços. Criámos condições também, para que outros serviços externos possam ser prestados nas nossas instalações, tais como: fisioterapia e cuidados de imagem (cabeleireira, barbeiro, manicura e pedicura).